Ovos: A chave para a redução do desperdício

O ovo como estratégia para o desperdício alimentar

O desperdício alimentar é um problema global significativo, com enormes impactos ambientais, sociais e económicos. Segundo o jornal Observador (2024), em Portugal cerca de 1,8 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente, o que representa 10% das emissões de gases com efeitos de estufa, à escala global. Para combater esta problemática, é fundamental encontrar soluções criativas e práticas para reduzir este desperdício, sendo uma das grandes soluções os ovos. 

O poder e as vantagens dos ovos: 

Os ovos na cozinha são considerados um super alimento, não só por serem uma fonte de proteína, como também por conterem uma variedade de nutrientes essenciais, como as vitaminas A,D, E, B12 e minerais como o ferro. Além das suas vantagens nutritivas, os ovos são também uma escolha económica e uma solução eficaz para o desperdício alimentar, mas como os ovos podem contribuir para a redução do desperdício?   

Ovos como prato para todas as refeições

Com a variedade de formas de cozinhar os ovos, existe uma infinidade de possibilidades de criar pratos inovadores para qualquer hora do dia, desde o pequeno-almoço até ao jantar. Com esta capacidade de integrar em diversas receitas, significa que os ovos são a solução ideal para combater o desperdício alimentar, uma vez que podem ser utilizados para o maior aproveitamento dos restantes ingredientes. 

Aproveitamento integral dos ovos:  

Cada parte do ovo pode ser utilizada de forma separada, ou seja, as claras podem ser batidas para adicionar leveza a sobremesas como suflê, bolos ou mousses, enquanto as gemas adicionam cremosidade e sabor a molhos, cremes e também sobremesas. Até mesmo as cascas dos ovos podem ser secas e trituradas para serem utilizadas como fertilizante na compostagem, como referido no artigo sobre a compostagem.

Transformação de sobras de refeições em novos pratos deliciosos: 

Com a combinação de sobras de vegetais, carnes ou queijos é possível criar vários pratos como as típicas omeletes ou quiches, dando uma segunda vida aos alimentos já cozinhados e transformando refeições antigas em novos pratos igualmente deliciosos e consequentemente mais económicos.  

Ao adotar estas simples estratégias, é possível criar um impacto positivo na redução do desperdício alimentar e ao mesmo tempo criar e transformar pratos deliciosos com os ovos da Clara & Gema , tornando a sua rotina culinária mais sustentável e económica.    

Share this post